Dentro do projeto “ENTRE QUITANDAS E DEVOÇÕES: a presença de africanos e afrodescendentes em Desterro”, desenvolvido com a turma do 8º ano, nas disciplinas de História, Artes, Língua Portuguesa e Música, os estudantes foram ao centro da cidade acompanhados pelas professoras Débora, de História e Karina, de Artes.

A saída de estudos se deu em dois âmbitos: aula a partir do roteiro das irmandades africanas e afrodescendentes em Desterro e prática fotográfica buscando as relações entre passado e presente. 

Entendemos que o projeto pode favorecer aos alunos uma perspectiva atemporal sobre a cidade, observando o que já foi, analisando o que é, e projetando o que será, através dos vestígios do passado presente nas fachadas, nos monumentos e, também, nos usos que as pessoas fazem do Centro.

O roteiro da saída de estudos foi construído a partir da fusão de dois roteiros desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Santa Afro Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina: “Viver em Quitandas” e “Devoção ao Rosário e festas de africanos na ilha”, ambos disponíveis em  http://santaafrocatarina.blogspot.com/