Projetos – Fundamental II

//Projetos – Fundamental II
Projetos – Fundamental II2018-08-16T08:36:23+00:00

Turma: 6º ano
Projeto: Eu arqueólogo
Disciplinas: História, Artes, Língua Portuguesa e Matemática
Professores: Débora, Karina, Renata e Daniel

O projeto Eu arqueólogo, tem como tema norteador a arqueologia, área que estuda culturas por meio da análise de vestígios materiais, é um projeto interdisciplinar, que envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Matemática.

Na História muitas vezes os historiadores precisam estabelecer diálogos com diversas áreas do conhecimento a fim de investigarem melhor seus objetos de pesquisa. Desse modo, é muito comum percebermos conexões com áreas como a geografia, antropologia, sociologia e arqueologia. Em relação aos conteúdos programáticos de História para o 6º ano, é evidente a necessidade de conhecer e dialogar com a arqueologia, pois é nesse ano que os alunos estudam a história dos primeiros seres humanos. Sendo o conhecimento histórico apoiado também em evidências materiais encontradas pelos arqueólogos, constituem-se como estudo para o 6º ano: o reconhecimento das variadas fontes históricas materiais e imateriais, bem como a compreensão dos registros deixados como patrimônio histórico pelos povos ágrafos, suas manifestações culturais e artísticas. Assim, compõem esse projeto também estudos da História da Matemática nas Civilizações, da Arte Rupestre e Literatura.

 

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos
Projeto: Sarapiquá Mundo da Leitura
Disciplinas: Língua Portuguesa
Professora: Renata

O projeto Mundo da Leitura Sarapiquá surgiu como um desdobramento do projeto Circuito de Leitura, que já é desenvolvido na escola há anos. Na disciplina de língua portuguesa é realizado o Circuito de leitura, uma aula (semanal no caso dos 6o e 7 anos; e quinzenal no caso dos 8o e 9o anos) dedicada à leitura de literatura. Nessas aulas os alunos têm a liberdade de escolherem e lerem livros do acervo da biblioteca ou seu acervo pessoal.

Buscando incentivar os alunos a compartilharem suas experiências de leitura, e com o intuito de promover a interação entre as várias turmas da escola, foi criado um blog de leitura onde os alunos das turmas do Fundamental II poderão postar seus comentários a respeito dos livros de seu interesse. As postagens dos alunos podem ser visualizadas pelo link: http://sarapiquamundodaleitura.blogspot.com

 

Turma: 6º a 9º anos
Projeto: Olimpíadas de Educação Física Escola Sarapiquá- Jogos de Integração
Disciplina: Educação Física
Professor: Kiko

O objetivo geral das olimpíadas na Sarapiquá é promover, através de atividades relacionadas aos conteúdos estudados nas aulas de Educação Física, a integração entre os alunos e alunas, professores e coordenação do Segmento Fundamental II.

Assim, as equipes multiseriadas, formadas por alunos das diferentes séries, são responsáveis por escolher o nome, a cor, a bandeira, pensar o uniforme e o desenho para a camiseta relacionando ao tema, que é escolhido a cada ano. Além disso, é responsabilidade das equipes preparar a apresentação para a abertura dos jogos e dividir os atletas nas diferentes modalidades esportivas e recreativas que fazem parte do evento, de modo a viabilizar a participação de todos.

 

Turma: 7º ano
Projeto: Rota da Seda
Disciplina: História
Professora: Débora

No projeto Rota da Seda, a turma do 7º ano pesquisa diferentes cidades e sua participação no processo de comercialização da seda. Assim, os alunos produzem textos e imagens, além de selecionam outras disponíveis para alimentar um mapa interativo, construído por estudantes da disciplina de História Medieval da UFSC, coordenados pela professora Aline Silveira, abarcando diversos pontos de estudo sobre este período histórico (século V a XV) e contextualizando com os dias atuais.

 

Turma: 7º ano
Projeto: Pokémon
Disciplinas: Matemática
Professor: Daniel

O Projeto Pokémon, concebido e desenvolvido pelo professor Daniel nas aulas de Matemática do 7º ano, tem por objetivo compreender como são calculados os ataques, danos e status de personagens de Pokémon, através de operações com frações e números decimais, além de traçar estratégias e aprimorá-las no decorrer das etapas das batalhas, levando em conta probabilidades, fraquezas e resistências do Pokémon criado. Nesse projeto, o algoritmo usado para os cálculos é similar ao utilizado nos jogos digitais de videogame.

 

Turma: 8º ano
Projeto: Irmandades Africanas em Desterro e as Reformas urbanas do início do sec. XX
Disciplinas: História, Artes e Música
Professores: Débora, Karina e André

História, Artes e Música tecem o estudo sobre as Irmandades Africanas em Desterro e as Reformas Urbanas do início do sec. XX. A partir dos estudos de História, os alunos e alunas são convidados a observar os espaços do centro da cidade que trazem as marcas tanto das Irmandades Africanas quanto das Reformas urbanas do início do século XX, bem como pesquisar e criar paisagens sonoras e também, através da técnica de inserção de imagens em miniaturas nos diferentes espaços, compor possíveis representações dessa remota época.

 

Turma: 9º ano
Projeto: Literatura em cena
Disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e Música
Professoras: Renata, Karina e Débora

Esse projeto faz parte das propostas de fechamento do ciclo do Ensino Fundamental, é um projeto coletivo realizado nas disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Música com a turma de 9º ano do Fundamental II. Na disciplina de Língua Portuguesa a turma lê e estuda um livro de literatura e, a partir das leituras e do estudo do gênero discursivo texto dramático, a turma produz um espetáculo baseado no livro.

Na disciplina de Artes a turma estuda os processos de aquisição na linguagem teatral, utilizando os jogos de improvisação e elaboração de uma peça teatral em todos os elementos que a compõem. No decorrer dos ensaios, conforme se apropriam das cenas e contextos, nas aulas de Música, compõem a trilha sonora e os efeitos de sonoplastia.