Imersão em Ciências

/, Escola/Imersão em Ciências
Imersão em Ciências2016-11-21T01:21:34-03:00

Descrição do Projeto

Imersão em Ciências

O projeto Imersão em Ciências ocorre nas turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental. Este objetiva desenvolver estudos em física, química e biologia compreendendo conceitos fundantes nestas áreas e provocando o pensamento investigativo.

Com base na pergunta “Quando o Calor é o Problema?”, são realizados estudos e análises sobre clima, temperatura, misturas, influências sociais, aspectos biológicos e químicos presentes no universo.

Este projeto iniciou em 2013 e segue, em 2014, com novas experiências e leituras, mobilizando os alunos a conhecer e refletir sobre os conceitos científicos tradicionais, os questionamentos e os novos estudos em ciências.

Com os turmas de 1º a 5º anos do ensino fundamental e turmas do Infantil, o Projeto Imersão nas Linguagens contemplará, em 2014, as áreas de Matemática e Artes. No segundo semestre acontecerão aulas e oficinas com professores e convidados.

Objetivo: Revigorar o currículo de Física do 6º ao 9º ano ao longo de 2013

6° ano

Jogos do CERN

Imersão: Atividade demonstrativa e explicativa utilizando os jogos do site do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear)

Conteúdo a ser abordado: Estrutura e constituição da matéria; Escala de tamanho dos componentes da matéria; Átomos; Partículas e suas propriedades.

7° ano

O trânsito e a física

Imersão: Maquete e mapa de um trajeto onde as crianças instalam os sinais de trânsito de acordo com as questões da física.

Conteúdo a ser abordado: Física e trânsito. Velocidade, aceleração e movimento.

Conteúdo detalhado: Módulo Introdutório: O que é ciência, jogo e linha do tempo; Módulo 1: Movimento, Repouso, Velocidade, aceleração e movimento; Energia.

8° ano

O trânsito e a física

Imersão: Maquete e mapa de um trajeto onde os alunos instalam os sinais de trânsito de acordo com as questões da física.

Conteúdo a ser abordado: Física e trânsito / Velocidade, aceleração e movimento.

Conteúdo detalhado: Módulo Introdutório: O que é ciência, jogo e linha do tempo; Módulo 1: Movimento, Repouso, Velocidade, aceleração e movimento; Energia. Módulo 2: Som

9° ano

Quando o calor é o problema…

Conteúdo a ser abordado: Luz e Cores.Temperatura e avaliar a necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado. Fechamento com velocidade, aceleração e movimento.

Conteúdo detalhado: Módulo 1: Luz e cores; Módulo 2: Relatividade; Módulo de fechamento do ano: Velocidade, aceleração e movimento; Ao longo do ano: temperatura e projeto ar condicionado