História

/História
História2017-11-03T14:20:46+00:00

A Escola Sarapiquá

Escola Sarapiquá é uma escola de educação infantil e ensino fundamental criada em março de 1982 por um grupo de pais dispostos a estruturar, para seus filhos, uma instituição de ensino diferente das que havia em Florianópolis. Os fundadores da Associação Cultural Sol Nascente, como era chamada, viam a educação como uma constante construção do indivíduo e do mundo.

Assim surgiu a Sarapiquá, que pauta o seu trabalho pedagógico observando o contexto, os significados e as histórias de cada um no grupo. Até 1996, a escola funcionou com educação infantil, tornando-se referência neste segmento, em Florianópolis. A partir de então, começou a implantar o ensino fundamental, com a 1ª série..

Em 98, passou de associação para sociedade, formalizando uma prática que já vinha sendo vivida. Hoje, com a Escola Infantil, Ensino Fundamental I e II, a Sarapiquá é gerenciada por um grupo de pessoas que busca um trabalho pedagógico fundamentado em reflexões e ações que congreguem tanto as singularidades como a coletividade dos sujeitos.

Todas estas mudanças foram, aos poucos, incluídas no seu currículo, ressignificando a compreensão da concepção “escola construtivista”, ao inserir e ampliar os aspectos social, cultural e político, com que se faz educação.

A Escola tem como compromisso público a valorização do educando e do educador, o que se faz considerando as diferenças,  as éticas e as políticas fundamentadas na potencialidade da vida de todos os seres e na não violência.

Numa sociedade marcada pela complexidade   profissional, social, cultural, política e repleta de mudanças, é importante desenvolver posturas e atitudes que considerem  as diferenças, as semelhanças e os contextos como uma rede tecida pela compreensão e por conhecimentos para um  mundo plural.

História da Escola Sarapiquá

Criação da Escola

Em 1981 um grupo de pessoas, na maioria pais, reúne-se em torno de um ideal: construir uma escola para que seus filhos e quem mais viesse estudasse em um espaço onde práticas educativas fossem desenvolvidas com autonomia, criticidade e participação de todos. Em 10/02/1982 foi oficializada a associação-escola.

Escolha do Nome da Escola 

O nome Sarapiquá surgiu do mundo de histórias do cartunista Igê que eram contadas aos alunos da escola. Seu significado seria o de um “bicho misterioso e singular”, criado pelo imaginário de cada um. Daí sua forma ser um misto de vários animais. Este nome foi escolhido pelas crianças através de um plebiscito, realizado na escola. Deste modo, o nome da escola também espelha seu caráter diferenciado, o ser diferente, ao propor um significado povoado de imaginação, valorizando a escolha feita pelas próprias crianças.

Novo Espaço Pedagógico

Cachoeira, lago, hortas, animais domésticos, 9 mil metros de área com espécies da Mata Atlântica. É assim o Sítio-Escola Sarapiquá, localizado na subida do morro da Lagoa. Um local ideal para a escola dar mais um passo e iniciar a implantação do primeiro grau em 1996.

Formatura da Primeira Turma da 4ª Série

1999 foi um ano muito importante para a Sarapiquá. Foi quando se formou a primeira turma da quarta série. Um momento que estimulou a Escola a oferecer turmas a partir da quinta série.

Escola Implanta Quinta e Sexta Série

Reconhecimento pelo que a Escola estava fazendo em termos de educação.

Logomarca Recriada

A logomarca atual foi recriada no ano de 2002, estilizando o desenho do “ser imaginário”, dando-lhe formas geométricas, porém mantendo o significado: a junção de sentimentos, conhecimentos e imaginação na dimensão humana.

Boletim Eletrônico da Escola

Primeira edição do Boletim Eletrônico datado de 2302 a 02/03 de 2006. Funcionando até hoje.

30 Anos da Escola

Em 2012 a Escola Sarapiquá completou 30 anos de fundação. Lançamento do livro Almanaque 30 anos.