Funcionamento

/Funcionamento
Funcionamento2018-11-01T13:50:43+00:00

Saiba como é o funcionamento da Escola Sarapiquá

 A escola adota lanche coletivo do Infantil 2 ao 9º Ano. As escalas seguem a ordem alfabética desde o primeiro dia de aula e são enviadas por email e por agenda uma semana antes do início do mês de referência. Em  caso de viagens ou outras necessidades, a troca deve ser feita entre as famílias e comunicado à Escola por email ou telefone. Caso a família não traga o lanche é cobrada uma taxa de R$ 8,00 por aluno da turma. O lanche é de inteira responsabilidade dos pais, cabendo às famílias checar mensalmente a chegada da escala pela agenda, email ou entrar em contato com a Secretaria. A  responsabilidade pela qualidade do lanche enviado é da família.  O cardápio é elaborado pela Escola e deve ser seguido rigorosamente.

Cardápio Sarapiquá 2018 (versão para impressão)

 

A camiseta e o casaco com a logo oficial são obrigatórios para todos os segmentos da Escola nas opções branca, preta ou vermelha e seu uso é obrigatório no dia a dia. A vestimenta deve ser adequada ao ambiente escolar como bermudas, calças e agasalhos de moletom ou legging. Nas aulas de Educação física é obrigatório o uso de tênis e roupas adequadas à prática de esportes (calças ou bermudas). O não cumprimento desta regra implica em advertência na agenda. Camisetas de eventos da escola (Olimpíadas e outros) não são consideradas uniforme.

   

A Biblioteca possui extenso acervo de livros, revistas, jornais, cds, cd-roms e videoteca. Esta à  disposição dos usuários, sendo que empréstimo de  materiais deve ocorrer nos horários de atendimento e com os professores de turma. O prazo do empréstimo é semanal podendo ser renovado por mais uma semana.O material danificado ou perdido deve ser reposto à Escola.
A Sala de Mídias conta com horários planejados e é aberta à pesquisa e estudo dos alunos, acompanhados pelos professores. Impressões de trabalhos dos alunos, somente com autorização do professor e/ou coordenador.

O Horário da entrada e saída dos alunos deve respeitar o quadro de horários das aulas. A tolerância para a permanência dos alunos na Escola é de 30 minutos (entrada ou saída). Será cobrado uma taxa de R$ 15,00 (dia) para o aluno que exceder o horário. Se necessário horários diferenciados, estes devem ser mencionados e tratados no ato da matrícula entre contratado e contratante.
No Ensino Infantil e Fundamental 1 há tolerância de 10 minutos para chegada tardia no horário da aula. Após esse horário, os alunos devem passar na secretaria para notificação e serem encaminhados para a sala de aula pela secretária.
No Ensino Fundamental 2 há tolerância de 10 minutos para chegada tardia no horário da aula. Após esse horário, os alunos devem aguardar o início da 2ª aula.

TurmasManhãTarde
Educação Infantil8h às 12h13h45 às 17h45
Ensino Fundamental I7h30 às 12h13h30 às 18h
Ensino Fundamental II7h20 às 12h10—————-

Funcionamento da Secretaria: 7h30 às 18h30.
Documentos como atestados, declarações ou recibos devem ser solicitados com 1 dia de antecedência na secretaria da Escola ou através do email da [email protected]

São aulas complementares, inseridas e planejadas nos projetos pedagógicos. São previamente avisadas aos pais, via email ou através da agenda escolar com todos os detalhes (local, data e valor). Celulares, máquinas fotográficas e outros, transportados nas viagens, são de inteira responsabilidade do aluno.
O aluno somente sai da escola se estiver devidamente autorizado e uniformizado.

A saída da Instituição com terceiros somente se dará com a devida autorização dos pais escrita na agenda do aluno. No caso de pais separados ou divorciados, fornecer à Secretaria o documento com todas as regras sobre a guarda do  aluno. As saídas antecipadas devem ser informadas na agenda do aluno.

O transporte escolar diário é de inteira responsabilidade dos pais. A listagem dos transportes que atendem a Escola estará no site para apreciação dos interessados.

  • Claudemir/Lina (BATMAN) – res. 3304-3285, 9 9977-7219 e 9 8406-9771 / Centro, Agronômica, Trindade, Córrego Grande, Jardim Anchieta e Itacorubi / Capacidade: 16 lugares / Modelo: Jamper. Capacidade: 24 lugares / Volare Micro Ônibus. Turno: manhã e tarde
  • George – 9 9618-1597 e 9 9121-9197 / Lagoa, Rio Tavares, Campeche (até lagoinha) e Canto da Lagoa / Capacidade: 16 lugares / Modelo: Master. Turno: manhã e tarde
  • Patyney – 3338-1221, 9 9666-2523 e 9 8825-1499 / Trindade, Carvoeira, Pantanal, Córrego Grande, Itacorubi, Jardim Anchieta, Santa Mônica, Parque São Jorge, João Paulo, Saco dos Limões / Capacidade: 20 lugares / Modelo: Carro Van. Turno: manhã e tarde
  • TRG, Thiago – 9 9607-8847 / Rio Tavares, Novo Campeche, Campeche, Areias do Campeche, Porto da Lagoa, Lagoa da Conceição, Canto dos Araças e Canto da Lagoa.
  • JH – 9 9116-3026 e 9 9119-1330 / Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa.
  • Valcione (One Tur) – 9 9643-1607 / Travessão, Capivari, Rio Vermelho, Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Vargem Pequena, Vargem Grande e Jurerê.
  • JR – 9 9687-7812 e 9 8452-1315 / Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Cacupé, Itacorubi, Córrego Grande e Trindade.

A comunicação com a Escola/Professor ou Coordenação pode e deve ser feita através da agenda ou através dos e-mails: [email protected] e ou [email protected]
É importante a manutenção do cadastro eletrônico atualizado. Ele é um dos principais meios de comunicação da Escola com a comunidade escolar.

O uso de aparelhos eletrônicos, celulares e similares está proibido durante o horário escolar, (os mesmos devem permanecer desligados e guardados). Para qualquer comunicação extraescola o aluno deve procurar a secretaria da Escola.
Toda e qualquer comunicação do aluno com familiares durante o horário das aulas é feito via coordenação ou secretaria. A Escola não se responsabiliza por aparelhos celulares, eletrônicos ou valores em dinheiro portados pelo aluno, em caso de extravio, perda ou dano.

É proibido qualquer tipo de gravação de imagens dentro da Escola, sejam elas de aulas ou de reuniões individuais ou de pais sem expressa autorização da direção.

Todos os alunos da Escola recebem uma Agenda da Escola, que deverá estar diariamente na mochila. Através dela são enviados recados e informes sobre o cotidiano pedagógico.
A perda da 1ª agenda – que é fornecida pela Escola – acarretará na compra de uma 2ª agenda.

São agendados com o professor e realizados de forma simples (sem balões, docinhos, lembrancinhas e afins). O bolo é o símbolo da comemoração na Escola e é servido na hora do lanche com os demais complementos previstos no cardápio do dia. As festas de aniversários comemoradas fora da escola são de inteira responsabilidade das famílias. Os convites para festas fora da Escola somente serão distribuídos na sala de aula se forem para toda a turma.

A avaliação escolar é formativa.
As avaliações são entregues a cada trimestre, em reuniões de pais e professores. Na educação infantil, a avaliação é composta por relatório individual e coletivo. No ensino fundamental, há o relatório coletivo e o relatório individual conceitual (menções).

As reuniões de pais e professores ocorrem ordinariamente em cada trimestre, com datas previstas no calendário escolar e comunicadas com antecedência via e-mail, boletins ou através da agenda do aluno. As reuniões individuais poderão ocorrer tanto a pedido da Escola, quanto dos pais, sempre que houver necessidade e devem ser agendadas.

A Sarapiquá possui convênio de atendimento médico de emergência que abrange toda a área escolar, contemplando também os visitantes que estejam no espaço da escola. Na Escola não será ministrada nenhuma medicação. Caso haja necessidade, o aluno deverá trazer sua medicação, com a receita médica.

O material didático usado é confeccionado, adaptado e/ou reprografado  pelos professores/coordenadores, ou ainda, conta com o apoio de livros didáticos e/ou paradidáticos. Também pode haver a adoção de livros didáticos, conforme avaliação da Escola. O material adotado consta na lista de material do aluno, que é entregue no ato da matrícula e também está disponível no site da Escola. Trazer todos os materiais necessários para cada disciplina.

O material para uso na sala de aula solicitado no ato da matrícula deverá ser entregue na Escola no primeiro dia de aula. O referido material é usado pelo aluno no decorrer do ano e fica no armário da sala de aula.

Deverão ser apresentados com cuidado e atenção ao que foi solicitado, respeitando os prazos e critérios estabelecidos pelo professor. Em caso de falta no dia de prova, esta deve ser justificada com atestado médico pelos pais e/ou responsáveis junto a secretaria da Escola. A solicitação de prova de 2ª chamada é feita à coordenação até dois dias após o retorno do aluno à Escola quando será comunicado dia e hora. Não há prova de 3ª chamada.
A recuperação da prova é comunicada aos alunos com antecedência. Em caso de não comparecimento, não há reposição desta atividade. Em todas as faltas cabe ao aluno recuperar os conteúdos trabalhados, bem como estar em dia com atividades desenvolvidas na turma.

As faltas disciplinares dos alunos são avaliadas pelo professor, coordenação e direção. O diálogo e o entendimento são as primeiras opções para organizar as situações. Esgotados estes recursos e havendo necessidade o aluno poderá receber: aconselhamento, advertência escrita, convocação dos pais e ou responsáveis, suspensão das aulas e atividades, ou, outras medidas decididas pelo Conselho Escolar conforme Regimento Escolar.