Conheça um pouco mais da Escola Sarapiquá

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA

A Biblioteca da Escola Sarapiquá objetiva promover o acesso à informação, incentivar a leitura, servir de suporte às aprendizagens escolares e ampliar a mobilização à cultura e ao lazer. Tem como função orientar os alunos na localização, manuseio e pesquisa em várias fontes como livros, revistas, jornais, internet e obras de referências.

O acervo é composto por mais de 10.000 títulos entre, didáticos, paradidáticos, literatura infantil, infantojuvenil, literatura brasileira, literatura estrangeira, e obras de referência como enciclopédias, atlas e dicionários. Possui ainda gibis, jornais, revistas, CDs, DVD’s, Jogos de tabuleiro, xadrez, mapas e globos. O acervo é frequentemente atualizado e a seleção e aquisição dos materiais e obras é feita considerando as necessidades e as sugestões de toda a comunidade escolar.

Bibliotecária Responsável: Ana Lúcia da Costa Maurício

Horário de Atendimento

Segunda-feira: 7:30 às 12h – 13:30 às 17:30

Terça-feira: 7:30 às 12h – 13:30 às 18h

Quarta-feira: 7:30 às 12h – 13:30 às 18h

Quinta-feira: 7:30 às 12h – 13:30 às 18h

Sexta-feira: 7:30 às 12h

No período de férias e de recesso escolar, o funcionamento da biblioteca será interno.

REGRAS DA BIBLIOTECA

  • USO: A biblioteca é aberta aos professores, alunos, funcionários e pais dos alunos da Escola. Outros membros da família somente com autorização da Direção. Os alunos também tem a opção de usar a biblioteca no contraturno para pesquisas e trabalhos previamente agendados.
  • EMPRÉSTIMO: Podem ser feitos para alunos, professores pais e funcionários. Em alguns casos os empréstimos das obras serão feitos conforme orientações determinadas para cada tipo de obra, seguindo diferentes prazos para cada material. Geralmente o prazo para devolução dos livros é de 7 dias para Infantil e Fundamental I, e de 15 dias para Fundamental II, com renovação para mais 7 dias (em todos os segmentos). Máximo 3 livros por empréstimo.
  • Todas as turmas têm horário na biblioteca. O empréstimo de livros é feito para alunos a partir do infantil V ao 9ºano. Para os alunos do do Infantil II, III e IV, o empréstimo é feito com o acompanhamento dos pais.
  • Periódicos: a biblioteca tem assinatura das revistas Recreio, Nova Escola, Educação, Superinteressante, Ciências hoje das crianças, Aventuras na história, Gibis Turma da Mônica e Turma da Mônica jovem, esse material fica disponível de acordo com a sua periodicidade. Será permitida a saída destes materiais da biblioteca apenas para auxílio de trabalhos em sala, mas não será permitido o recorte de gravuras e/ou reportagens. Professores terão um prazo de 7 (sete) dias para a devolução, podendo realizar renovação, caso haja necessidade.
  • DEVOLUÇÃO: A devolução dos materiais expira até o fechamento da biblioteca ou da secretaria no dia correspondente ao vencimento. Após este horário começará a contabilizar multas por atraso. É importante que o material emprestado seja devolvido nas mesmas condições em que foi levado, caso haja algum dano será avaliado a possibilidade do reparo ou reposição do material.
  • PENALIDADES: A multa por devolução atrasada será cobrada por dia, sempre que o material não for entregue até a data estipulada. Será cobrado R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso, não sendo contabilizado fim de semana e feriado. O valor será pago em dinheiro na própria biblioteca. Não será cobrada multa dos alunos que por algum motivo justificado não compareceram à escola na data de devolução. Com a devolução a contagem dos dias em atraso cessa, porém a multa fica pendente e, na próxima retirada, o aluno deverá acertar seu débito. Caso contrário não será permitida a retirada da obra.
  • RENOVAÇÃO: Todo material emprestado poderá ser renovado conforme orientação e na data de devolução, mediante apresentação da obra. Serão permitidas até 3 (três) renovações por obra.

Nesta sala-laboratório, os alunos/as têm acesso às ferramentas dirigidas para a observação de materiais e elementos da natureza,de imagens do corpo humano, de corpos dissecados e de esqueletos de animais e insetos. Na sala de Ciências as turmas trabalham em pequenos grupos, fazem observação utilizando microscópio e lupas, com o objetivo de aproximar detalhes de organismos em geral para melhor compreensão e conhecimento. A sala é frequentada por todas as turmas – do Infantil ao Fundamental – e conta com a monitoria do professor de Ciências do Fundamental 2 que apoia e aprofunda conteúdos do planejamento de cada série escolar.

Esta sala de uso coletivo recebe todas as turmas da escola para as aulas de música, de teatro,de dança, de Yoga, de capoeira, de circo, de artes visuais e de outras atividades que envolvem o movimento corporal e artístico. Com uma proposta arquitetônica circular e em meio à natureza , a sala de artes é um ambiente que mobiliza os sentidos e a sensibilidade para o silêncio, para as melodias musicais e para a expressão do corpo e suas impressões.

A Sala de Mídias conta com 18 computadores e 3 impressoras para uso, pesquisa, impressões e estudos dos alunos e professores. Tendo horários e aulas planejados e agendados previamente. Seu objetivo é contribuir para o crescimento e favorecimento dos processos de ensino e aprendizagem.Nela ocorrem aulas semanalmente de 1º ao 5º ano, mas com possibilidades de agendamentos para as demais turmas.Horário atendimento: das 7h às 18he30min
Responsáveis pela sala: Matutino – Diana Calheiro e Vespertino – Thamyres Müller

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevê o uso da tecnologia na sala de aula para:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, p. 9).”

A sala de aula é o espaço de referência do aluno/a na relação com a série escolar que frequenta; é o lugar de pertencimento inicial da turma. Os materiais de trabalho, a disposição das mesas escolares,os armários, os murais, enfim a geografia deste espaço espelha a organização e a vinculação com o cotidiano estudantil e social.

Local dirigido às atividades esportivas, aos jogos cooperativos e aos movimentos de expressão e expansão física. Também ocorrem ali eventos musicais, apresentações e encontros festivos internos e/ou com toda a comunidade escolar.