Adolescência e Escola

No segmento de 6º ao 9º Ano, trabalhamos com elementos para que o aluno construa uma postura de cidadão que conhece, questiona, propõe e transforma a sociedade. Para que ele possa se posicionar e agir com responsabilidade, clareza e alegria é preciso que atue de maneira crítica e construtiva, o que exige conhecimento e reflexão sobre as coisas. Para tanto, a escola ensina a buscar fundamentos e conhecimentos sobre o mundo, sobre as sociedades, as especificidades, os significados e o uso dos saberes.

Ensinar a pensar, a obter informações, a aprender estratégias de busca e resolução de problemas, enfim, a estudar, são ações educativas que fazem parte do ensinar e aprender nesta fase. Ainda, ensinar atitudes de respeito, de cuidado e atenção em relação ao ambiente, à saúde e ao corpo, são práticas contempladas e observadas em qualquer área do conhecimento, uma vez que compreendem convívio, relação e visão de mundo.

Protagonismo Juvenil

A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador, competidor. Este termo, é muito utilizado pelo teatro para definir o personagem principal de uma encenação.

Dentro da ideia de protagonismo escolar, o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que participa de quase todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A ideia é estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. Dessa forma, o protagonismo contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.

Entendemos que o Protagonismo como disciplina é importante porque, tal como outras áreas, tem uma forma de linguagem que exige clareza de pensamento, interpretação e expressão e que valoriza a importância de as famílias e das escolas promoverem o gosto pelo conhecimento e pela excelência.

Atributos encontrados no trabalho do protagonismo como o bem-estar consigo, a autoestima positiva, o sentimento de tranquilidade, bem como o sentimento de alegria são aspectos que podem favorecer o sujeito em diferentes frentes de sua vida escolar, pessoal e social.

Blogs do Fundamental 2

O blog escolar têm o objetivo  de dinamizar a aula, criando a possibilidade da aprendizagem através da informática educativa. Além disso, pode funcionar como mais uma ferramenta que complementa o estudo realizado nas aulas. Neles, os professores apresentam textos, imagens, vídeos e curiosidades acerca do conteúdo de cada turma. Mesmo com tal relevância para o processo pedagógico, cabe dizer que o blog não substitui outras fontes de estudo como cadernos, livros e matrizes.

Ciências

Ciência do Saber

História

Balaio de Histórias

L. Portuguesa

Sarapiquá Mundo da Leitura

L. Inglesa

Professor Alex Carvalho

Língua Inglesa

O ensino da língua estrangeira na escola fundamenta-se na compreensão da importância social da língua, que busca tanto a aprendizagem e uso da língua em si, para possibilitar a comunicação, quanto o conhecimento da diversidade cultural dos povos, que tem na língua uma de suas principais expressões. As práticas desenvolvidas englobam o aprendizado e uso do vocabulário; a leitura de diferentes tipos de textos e a reflexão sobre seu significado para conhecer a diversidade cultural existente e interagir com o mundo social.

História

O estudo da História é um exercício de sistematização da memória. Passado e presente; memória e atualidade se relacionam de forma dialética, uma vez que memória não diz respeito apenas ao passado, mas relaciona com o presente o que se quer lembrar, marcar ou esquecer. Assim, ao se fazer escolhas, na vastidão do universo histórico busca-se, no ensino dessa área, sair da análise exaustiva e desprovida de sentidos de fatos e datas, para ser um diálogo tanto entre os tempos históricos como nas diversas visões historiográficas, estabelecendo relações, percepções e formulações sobre a história da humanidade.

Geografia

Estudar as relações entre a história da formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza é objetivo do ensino de Geografia. É na relação processual e dinâmica entre sujeitos e mundo que se constituem as formações e transformações culturais, espaciais e naturais. Estudá-las, analisá-las e identificá-las possibilitam compreender as heranças das sucessivas relações entre tempo, sociedades e natureza, provocando o pensar crítico, atuante e reflexivo na interação entre mundo.

Ciências

O ensino das Ciências ocorre através do processo de alfabetização científica e tecnológica, através do estudo de conceitos básicos e estruturantes desta área, com o objetivo de estabelecer relações entre fenômenos naturais, sócio-culturais e promover a realização de leituras e análises elaboradas e ampliadas sobre natureza, cultura e sociedade.

Matemática

Entendemos que o conhecimento matemático é fruto da construção humana em constante interação com a natureza, com as sociedades e com as culturas, o que coloca para o aluno a possibilidade de ver-se um conhecedor atuante e pensador. Por isso, observar situações diversas, identificar conhecimentos da história dessa ciência, resolver problemas, estabelecer conexões matemáticas, organizar e produzir informações são objetivos do ensino-aprendizagem nessa área.

Regência

A disciplina de Regência  tem a finalidade de trabalhar conteúdos que abranjam o que chamamos na escola de vida de grupo, vida de estudante e vida de cidadão.

  • Vida de grupo

Aborda questões que envolvem cada um no grupo para que este saiba conhecer a diversidade e conviver democraticamente.

  • Vida de cidadão

Eu, os outros e o mundo. Vida privada implicada com o coletivo.

Os conteúdos centrais são direitos e deveres, princípios e valores sociais.

  • Vida de estudante

Eu e as “minhas coisas” e compromissos.

Os conteúdos dizem respeito à organização e sistematização da vida escolar e sobre o que é solicitado ao aluno.

Filosofia

Em Filosofia estuda-se os conhecimentos teóricos da humanidade e promove-se a reflexão filosófica dos e com os alunos, com o objetivo de mobilizá-los à ação do pensamento e do discurso como condições próprias do ser humano.

Educação Física

Os conteúdos da Educação Física são desenvolvidos através do estudo do movimento humano. Perceber, refletir e agir na perspectiva da cultura corporal do movimento, significa trabalhar com os alunos a formação do sujeito que produz, reproduz, forma e transforma essa cultura, instrumentalizando-os para usufruir dos jogos, dos esportes, das lutas, das danças, das ginásticas, na busca do exercício crítico e criativo de ser cidadão.

Língua Portuguesa

O estudo da Língua Portuguesa valoriza e trabalha a partir da capacidade e habilidade lingüística que os falantes possuem, já internalizada. Dessa forma é objetivo levar o aluno a observar e perceber as regularidades da língua; apreciar, descobrir e pesquisar as possibilidades e diferenças entre a linguagem oral escrita, construindo e ampliando o estudo crítico, o prazer pela leitura, a produção criativa e a autoria de textos. Assim, e linguagem é entendida como fonte de interação, reflexão, expressão e comunicação entre sujeitos, com sua própria subjetividade e com o mundo, por isso instrumento de promoção da cidadania.

Artes

O trabalho em Artes visuais na escola busca o constante exercício de ampliação do olhar estético na relação com a cultura. Favorecer uma atitude construtiva e reconstrutiva desse olhar significa provocar nos alunos reflexões que promovam uma auto-consciência através das experiências que ele próprio vive em relação às obras, aos artefatos, aos temas artísticos. Conhecer as formas, os conceitos e as práticas em artes; reconhecer e interpretar os ícones que fazem parte de uma cultura visual são conteúdos dessa área.

Música

O ensino da Música na escola propõe uma alfabetização nessa linguagem através da vivência musical, para que os alunos possam conhecê-la e ter subsídios para integrá-la ao seu universo cultural. É pelo desenvolvimento da capacidade de leitura de conhecer, compreender, apreciar e produzir que colaboramos para a democratização do acesso à arte e à cultura.

  • Disciplinas a cursar: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Artes, Língua Inglesa, Regência, Protagonismo Juvenil, Educação Física e Música.

Horário

  • Matutino: 7h20 às 12h10

Rotina Diária

A rotina diária compreende atividades que marcam os diferentes momentos.

Cada segmento organiza sua rotina considerando suas necessidades específicas. De modo geral, existem situações comuns a todos segmentos da escola, como:

– Socialização da pauta do dia;
 Chamada (olhar para cada um – presença);
 As atividades nas áreas do conhecimento – conforme calendário de aulas de cada turma;
– O lanche coletivo (compartilhar o alimento, o cuidado com a qualidade do que se come e as atitudes);
 Fechamento do dia com avaliação realizada no grupo.

Versão para impressão

Os (as) alunos (as) deverão trazer para a Escola os seguintes itens:

Material Individual – uso ao longo do ano letivo.

  • 6 cadernos pautados (universitário de uma matéria) para as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História, Filosofia, Língua Inglesa
  • 1 caderno brochura universitário – para Textos
  • 1 caderno pequeno para aulas de Regência
  • 1 caderno para MTM (quadriculado – 0,7cm – com linhas de cor clara)
  • 1 régua de 30cm
  • 1 compasso
  • 1 cx de lápis de cor
  • 1 cx de caneta hidrocor
  • 1 cx giz pastel oleoso
  • 1 estojo com lápis preto, borracha, caneta esferográfica preta ou azul, cola bastão e tesoura
  • 1 lápis 6B
  • 1 caneta ponta fina preta (Stabilo)
  • 4 pastas tamanho A4 capa de plástico resistente com 10 folhas de plástico em cada uma para atividades e tarefas (serão usadas ao longo do ano)
  • 1 pasta A3 com elástico – para Artes
  • 1 prancheta

Material para Artes e afins (permanecerá no armário da sala) **

  • 1 pincel chato nº 14
  • 1 pincel rolinho
  • 1 resma de papel sulfite A4 branco
  • 1 bloco de papel canson A4
  • 1 pacote de 100 folhas de papel sulfite A4 colorido
  • 1 pacote de creative paper ou similar
  • 1 pote de tinta acrílica brilhante 250ml azul claro

Livros Didáticos e Paradidáticos:

  • História – Projeto Araribá Plus – Ed. Moderna – livro 6 – edição atualizada
  • Geografia – Projeto Araribá Plus – Ed. Moderna – livro 6 – edição atualizada
  • Ciências – Projeto Araribá Plus –  Ed Moderna – livro 6 – edição atualizada
  • Matemática – Caderno do Futuro – Caderno 6 – Ed. IBEP
  • 1 Dicionário pequeno de Língua Portuguesa (Aurélio, Soares Amora, Silveira Bueno)
  • 1 Dicionário pequeno de Língua Inglesa
  • 1 Gramática de Língua Portuguesa – Edição atualizada de acordo com a nova ortografia
  • 1 Atlas Geográfico Mundial (com o Brasil em destaque) Adalberto Scortegagna/Heinrich, Hasenack/Antonio Guerra- Editora Fundamento

Livros de Literatura – Língua Portuguesa

  • 1° trim. – Meninos sem Pátria, de Luiz Puntel, coleção Vaga-lume2° trim. – Contos Brasileiros 1, Ed Ática3° trim. – Escolher um dos seguintes livros da série reencontro, da Ed Scipione: Odisseia, de Homero; Drácula, de Bram Stoker; O Mundo Perdido, de Sir Arthur Conan Doyle; Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.OBS: a) Atenção para a qualidade dos materiais.

    b) A agenda é fornecida pela Escola.

c) Nas salas de aula há armários para os/as alunos/as deixarem os livros e cadernos de acordo com a rotina de estudos.

d) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a na frente da capa.

e) Os Dicionários, Gramática, Atlas, Caderno de Textos, Quadriculado e Regência serão usados os mesmos durante o Ensino Fundamental 2.

f) O material solicitado no ato da matrícula (Artes e afins) deverá ser entregue para o professor de sala no primeiro dia de aula, 17 de fevereiro/2020. **

Versão para impressão

Os (as) alunos (as) deverão trazer para a Escola os seguintes itens:

Material Individual – uso ao longo do ano letivo.

  • 6 cadernos pautados (universitário de uma matéria) para as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História, Filosofia, Língua Inglesa
  • 1 caderno brochura universitário – para Textos (manter o mesmo do ano anterior)
  • 1 caderno pequeno para aulas de Regência
  • 1 caderno para MTM (quadriculado -0,7cm -com linhas de cor clara)
  • 1 régua de 15cm e 1 compasso
  • 1 cx de lápis de cor
  • 1 cx de caneta hidrocor 
  • 1 cx giz pastel oleoso
  • 1 estojo com lápis preto, borracha, caneta esferográfica preta ou azul, cola bastão e tesoura
  • 1 lápis 6B
  • 1 caneta ponta fina preta (Stabilo)
  • 4 pastas tamanho A4 capa de plástico resistente com 10 folhas de plástico em cada uma para atividades e tarefas (serão usadas ao longo do ano)
  • 1 pasta A3 com elástico – para Artes
  • 1 prancheta

Material para Artes e afins (permanecerá no armário da sala) **

  • 1 resma de papel sulfite A4 branco
  • 1 pincel tipo rolinho
  • 1 bloco de creative paper
  • 1 pacote de 100 folhas de papel sulfite A4 colorido
  • 1 pincel chato tamanho 12
  • 1 pote de tinta acrílica brilhante 250 ml cor verde

Livros Didáticos e Paradidáticos:

Geografia – Projeto Araribá Plus – Ed. Moderna – livro 7- edição atualizada

Ciências – Projeto Araribá Plus – Editora Moderna – Livro 7 –  edição atualizada

Matemática – Caderno do Futuro – Caderno 7 – Ed. IBEP

1 Dicionário pequeno de Língua Portuguesa (Aurélio, Soares Amora, Silveira Bueno)

1 Dicionário pequeno de Língua Inglesa

1 Gramática de Língua Portuguesa – Edição atualizada de acordo com a nova ortografia

1 Atlas Geográfico Mundial (com o Brasil em destaque) Adalberto Scortegagna/Heinrich Hasenack/Antonio Guerra – Editora Fundamento, edição atualizada

Livros de Literatura – Língua Portuguesa

1° trim – O Último Mamífero do Martinelli, de Marcos Rey, Ed Global

2° trim – Coletânea de Contos Fantásticos – organizada pela professora de LP, a ser adquirida na escola

3° trim – O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Livro de Literatura em Língua Inglesa

Escott, John – Blackbeard. Dominoes starter – Oxford.

OBS:

a) Atenção para a qualidade dos materiais.

b) A agenda é fornecida pela Escola.

c) Nas salas de aula há armários para os/as alunos/as deixarem os livros e cadernos de acordo com a rotina de estudos.

d) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a na frente da capa.

e) Os Dicionários, Gramática, Atlas, Caderno de Textos, Quadriculado e Regência serão usados os mesmos durante todo o Ensino Fundamental 2.

f) O material solicitado no ato da matrícula (Artes e afins) deverá ser entregue para o professor de sala no primeiro dia de aula, 17 de fevereiro/2020. **

Versão para impressão

Os (as) alunos (as) deverão trazer para a Escola os seguintes itens:

Material Individual – uso ao longo do ano letivo.

  • 6 cadernos pautados (universitário de uma matéria) para as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História, Filosofia, Língua Inglesa
  • 1 caderno brochura universitário – para Textos (manter o mesmo do ano anterior)
  • 1 caderno pequeno para aulas de Regência
  • 1 caderno para MTM (quadriculado -0,7 cm- com linhas de cor clara)
  • 1 régua de 15cm
  • 1 compasso
  • 1 cx de lápis de cor
  • 1 cx de caneta hidrocor
  • 1 cx giz pastel oleoso
  • 1 estojo com lápis, borracha, caneta esferográfica preta ou azul, cola bastão e tesoura
  • 1 lápis 6B
  • 1 caneta ponta fina preta (Stabilo)
  • 4 pastas tamanho A4 capa de plástico resistente com 10 folhas de plástico em cada uma para atividades e tarefas (serão usadas ao longo do ano)
  • 1 pasta A3 com elástico – para Artes

Material para Artes (permanecerá no armário da sala) **

  • 1 resma de papel sulfite A4 branco
  • 1 bloco de papel canson A4
  • 1 pacote de 100 folhas de papel sulfite colorido
  • 1 pacote de creative paper ou similar
  • 1 pincel chato tamanho 10
  • 1 pincel tipo rolinho

Livros Didáticos e Paradidáticos:

  • Ciências – Caderno do Futuro – Caderno 8 – Ed. IBEP
  • Matemática – Caderno do Futuro – Caderno 8 – Ed. IBEP
  • 1 Dicionário pequeno de Língua Portuguesa (Aurélio, Soares Amora, Silveira Bueno);
  • 1 Dicionário pequeno de Língua Inglesa;
  • 1 Gramática de Língua Portuguesa – Edição atualizada de acordo com a nova ortografia

Livros de Literatura – Língua Portuguesa

  • 1° trim. –  K Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, Ed Companhia das Letras2° trim. –  Coletânea de crônicas, organizada pela professora de LP a ser adquirida na escola

    3° trim. –  O Alienista, de Machado de Assis

Livro de literatura em Língua Inglesa

lFITZGERALD, F. Scott. The curious case of Benjamin Button. v.3. StandFor graded readers.

OBS:

a) Atenção para a qualidade dos materiais.

b) A agenda é fornecida pela Escola.

c) Nas salas de aula há armários para os/as alunos/as deixarem os livros e cadernos de acordo com a rotina de estudos.

d) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a na frente da capa.

e) Os Dicionários, Gramática, Atlas, Caderno de Textos, Quadriculado e Regência serão usados os mesmos durante todo o Ensino Fundamental 2

f) O material solicitado no ato da matrícula (Artes e afins) deverá ser entregue para o professor de sala no primeiro dia de aula, 17 de fevereiro/2020. **

Versão para impressão

Os (as) alunos (as) deverão trazer para a Escola os seguintes itens:

Material Individual – uso ao longo do ano letivo.

  • 6 cadernos pautados (universitário de uma matéria) para as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História, Filosofia, Língua Inglesa
  • 1 caderno brochura universitário – para Textos (manter o mesmo do ano anterior)
  • 1 caderno pequeno para aulas de Regência
  • 1 caderno para MTM (quadriculado – 0,7cm -com linhas de cor clara)
  • 1 régua de 15cm
  • 1 compasso
  • 1 cx de lápis de cor
  • 1 cx de caneta hidrocor
  • 1 cx giz pastel oleoso
  • 1 estojo com lápis, borracha, caneta esferográfica preta ou azul, cola bastão e tesoura
  • 1 lápis 6B
  • 1 caneta ponta fina preta (Stabilo)
  • 4 pastas tamanho A4 capa de plástico resistente com 10 folhas de plástico em cada uma para atividades e tarefas (serão usadas ao longo do ano)
  • 1 calculadora
  • 1 tabela periódica
  • 1 pasta A3 com elástico – para Artes

Material para Artes (permanecerá no armário da sala) **

  • 1 resma de papel sulfite A4 branco
  • 1 bloco de papel canson A3
  • 1 pacote de 100 folhas de papel sulfite A4 colorido
  • 1 pacote de 100 folhas de creative paper
  • 1 pincel tipo rolinho
  • 1 pincel chato tamanho 10

Livros Didáticos e Paradidáticos:

  • Ciências – Caderno do Futuro – Caderno 9 – Ed. IBEP
  • Matemática – Caderno do Futuro – Caderno 9 – Ed. IBEP
  • 1 Dicionário pequeno de Língua Portuguesa (Aurélio, Soares Amora, Silveira Bueno)
  • 1 Dicionário pequeno de Língua Inglesa
  • 1 Gramática de Língua Portuguesa – Edição atualizada de acordo com a nova ortografia
  • 1 Atlas Geográfico Mundial (com o Brasil em destaque) Adalberto Scortegagna/Heinrich, Hasenack/Antonio Guerra – Editora Fundamento, edição atualizada

Livros de Literatura – Língua Portuguesa

  • 1° trim. –  A noite da espera, de Milton Hatoum, Ed Companhia das Letras

    2° trim. – Capitães da Areia, de Jorge Amado

    3° trim. – Terra Sonâmbula, de Mia Couto, Ed Companhia das Letras

Livro de literatura em Língua Inglesa

DUMAS, Alexandre. The man in the iron mask. Macmillan Readers. Inclui CD áudio.

OBS:

a) Atenção para a qualidade dos materiais.

b) A agenda é fornecida pela Escola.

c) Nas salas de aula há armários para os/as alunos/as deixarem os livros e cadernos de acordo com a rotina de estudos.

d) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a na frente da capa.

e) Os Dicionários, Gramática, Atlas, Caderno de Textos, Quadriculado e Regência serão usados os mesmos durante o Ensino Fundamental 2.

f) O material solicitado no ato da matrícula (Artes e afins) deverá ser entregue para o professor de sala no primeiro dia de aula, 17 de fevereiro/2020. **

6º ano – História, Língua Portuguesa e Artes
Eu Arqueólogo
O projeto Eu arqueólogo, embora tenha como tema norteador a arqueologia, área que estuda/investiga culturas por meio da análise de vestígios materiais, é um projeto interdisciplinar, que envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes.
Na História muitas vezes os historiadores precisam estabelecer diálogos com diversas áreas do conhecimento a fim de investigarem melhor seus objetos de pesquisa. Desse modo, é muito comum percebermos conexões com áreas como a geografia, antropologia, sociologia e arqueologia. Em relação aos conteúdos programáticos de História para o 6º ano, é evidente a necessidade de conhecer e dialogar com a arqueologia, pois é nesse ano que os alunos estudam a história dos primeiros seres humanos. Sendo o conhecimento histórico apoiado nas evidências materiais encontradas pelos arqueólogos, constituem-se como estudo para o 6º ano: o reconhecimento das variadas fontes históricas materiais e imateriais, bem como a compre