Vida de criança na Sarapiquá

Brincar é uma das linguagens da criança nos seus diálogos com o mundo. Da casinha ao lobo, à bruxa, à fada, aos heróis; da fala, à imitação, ao desenho e à escrita, as crianças vivem o desafio e o prazer de aprender, de apropriar-se do mundo que a cerca e contém. Ao brincar também vão constituindo a autoridade de estudante, construindo autonomia e identidade, percebendo quem são, como se assemelham e se diferenciam do outro. Encantam-se descobrindo cada cantinho desse espaço.

Os momentos vividos aqui são orientados por uma rotina que propõe a participação, que pauta-se em combinados e situa a criança no tempo e no espaço. O dia começa com a roda, momento da confirmação da presença e do planejamento para o dia. Passa para a atividade, que pode estar relacionada ao projeto de trabalho, ou a um outro tema que o professor avalia importante, considerando os conteúdos próprios da turma e do momento do desenvolvimento dos alunos.

Depois é a hora do lanche: momento de entrega, de compartilhar. Ritual do comer junto, apreciar o alimento, aprender sobre ele. Momento da escolha do ajudante, importante vínculo para a criança que oferece o lanche naquele dia. Momento de ser solidário, de aprender sobre esses valores para a vida. Depois da higiene, as crianças vão ao pátio: hora de descortinar o mundo, real e imaginário. Hora de brincar junto, correr, escorregar, enfrentar desafios.

De volta à sala, vivem o momento da história na roda final: hora de esperar os pais, de despedir-se, de avaliar, de construir o vínculo e o desejo de voltar.

A vivência na escola infantil é um processo marcado pelo crescimento, experienciado com intensidade nos limites, no afeto, no lúdico e na potencialidade de cada criança, no que ela é capaz de fazer e de aprender.

Adaptação, um processo vivido por todos

A escolha está feita, a matrícula efetuada, as férias acabaram e, finalmente, chegou a hora. E agora? Como vai ser a despedida? E se ele não quiser ficar? E se ele chorar? E se eu chorar? Afinal, o que é a tal adaptação? E nós, o que devemos fazer? Quanto tempo isso vai durar?

Estas dúvidas, mais do que normais para os pais, são habituais em todo começo de semestre na escola, que se prepara e se transforma para receber seus novos alunos, o novo grupo. Os educadores definem este processo como adaptação, e dele fazem parte a construção de rotina, a apropriação de espaços e, principalmente, o estabelecimento de vínculos.

A criança reage a esta vivência de diversas formas, mas o conflito básico é o mesmo: o deslumbramento e o medo provocado perante o novo, alimentado de fantasias de abandono. A separação dos pais é o grande desafio. Na verdade, esta separação começa no nascimento, dando início a um longo processo de diferenciação, que é uma tarefa nada simples para o bebê – e, muitas vezes, também para a mãe -, mas fundamental para a sua vida. Afinal, temos de nos adaptar sempre que passamos a fazer parte de um novo contexto, em vários momentos da nossa vida, mas vale lembrar que quanto menor a idade, mais intenso o processo.

Como pais amorosos, o nosso impulso é o de suprir as faltas dos nossos filhos, evitando a frustração, o desconforto, o sofrimento. Mas é justamente com a experiência da falta que a criança vai construindo o seu EU, percebendo-se como um indivíduo, construindo estruturas fundamentais para a sua vida e capaz de superar frustrações. Por isso, é preciso que educadores, funcionários e pais estejam preparados e abertos à esta vivência.

O Currículo da educação Infantil está organizado em três grandes eixos sendo: Movimento, Linguagens e Registros e Brincar . Nestes se configuram como sub eixos as propostas escolares em Música; Jogo simbólico; Jogos corporais; Escrita e oralidade; Ciências sociais,naturais e exatas; Arte; Yoga; Filosofia e o Brincar.

BRINCAR

Ao brincar a criança imita, imagina, representa e comunica, de uma forma própria, que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser um personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal. Brincar é uma atividade interna da criança, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira.

Na Escola Sarapiquá, consideramos que a criança aprende através da brincadeira. Ela age em função da imagem de uma pessoa, objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis à ela. A brincadeira funciona como um cenário no qual se criam condições para que atue, a partir de um nível potencial de desenvolvimento, e elabore seus conhecimentos de forma própria.

Segundo os parâmetros curriculares, o brincar se define em três modalidades básicas: o brincar de faz-de-conta ou com papéis – considerada como atividade fundamental, da qual se originam todas as outras – brincar com materiais de construção; e o brincar com regras. Essas três dimensões, bastante amplas, tentam dar conta dos momentos e movimentos em interação com a brincadeira, o brinquedo, o jogo simbólico e a mediação do adulto, professor, das experimentações no âmbito da escola.
Na brincadeira, a criança experimenta a autoria em suas ações, escolhendo, elaborando e colocando em prática suas fantasias e conhecimentos. Nesses momentos, o professor observa e faz intervenções provocando desafios e interações entre as crianças, para que avancem em suas hipóteses.

REGISTRO

Nas entrelinhas do desenho

Pablo Picasso, famoso pintor cubista, tomava como elogio as críticas de que suas pinturas pareciam infantis. Divertia-se dizendo que levou a vida toda para aprender a desenhar como uma criança. O que há, afinal, de tão especial e intrigante nos desenhos infantis?

Entre todas as modalidades artísticas, o desenho ganha destaque pela sua importância, que vai além da pura experimentação da criança pelos materiais, espaço e próprio corpo. Passa pelo desenho a construção das demais linguagens visuais, como a pintura, modelagem, construção tridimensional e colagens.

Repare que o desenvolvimento do desenho traz mudanças significativas: o que no início são rabiscos, vão se transformando em garatujas e daí para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos. A imagem do sol, figuras humanas, animais, vegetação, carros, são freqüentes nos desenhos infantis. Vale lembrar que nem sempre o que a criança quis desenhar se parece com os objetos reais, porque são representações elaboradas na linguagem do desenho. O desenvolvimento e a ampliação dos traços acontecem pelas intervenções e interações com o mundo, e, neste processo, a criança passa por variados momentos.

Na garatuja, os pequenos acham que o desenho é simplesmente uma ação sobre uma superfície. Então, sentem prazer em constatar os efeitos visuais desta ação. A percepção de que os gestos, gradativamente, produzem marcas e representações mais organizadas, permite à criança o reconhecimento de seus registros. Com o decorrer do tempo, as garatujas transformam-se em formas definidas, que apresentam maior ordenação e podem representar objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo outros desenhos.

Na evolução da garatuja para o desenho, com formas mais estruturadas, a criança desenvolve a intenção de elaborar imagens. No início, trabalha com a hipótese de que o desenho serve para imprimir tudo o que sabe sobre o mundo. Depois vai incorporando progressivamente códigos de representação das imagens, passando a considerar que o desenho serve para imprimir o que se vê.

Enquanto desenham ou criam objetos, eles brincam de faz-de-conta e contam histórias que exprimem seu poder de imaginar, ampliando sua forma de sentir e pensar sobre o mundo.

É assim que, através do desenho, a criança cria e recria formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem, então, serem “lidas” e entendidas por outras crianças e adultos.

MOVIMENTO
O corpo e suas expressões e impressões no mundo inscrevem a singularidade de cada ser. As práticas do  movimento humano são conteúdos que na vida escolar ilustram a percepção, a comunicação e o crescimento da criança na formação individual, social e ambiental.

Escola Infantil

Na Educação Infantil a escola oferece turmas do Infantil 2 ao 5, nos turnos matutino e vespertino.

Infantil 2 – 02 anos completos até 31/03 do ano de ingresso. Turma: 16 alunos

Infantil 3 – 03 anos completos até 31/03 do ano de ingresso. Turma: 16 alunos

Infantil 4 – 04 anos completos até 31/03 do ano de ingresso. Turma: 18 alunos

Infantil 5 – 05 anos completos até 31/03 do ano de ingresso. Turma: 20 alunos

Na Educação Infantil buscamos o desenvolvimento integral da criança, considerando suas singularidades, num ambiente desafiador, afetivo e estético. A brincadeira, o jogo simbólico, o desenho, o movimento, a fala e a escrita são conteúdos fundamentais na aprendizagem e no desenvolvimento humano.

Esses conteúdos são contemplados através de ações e projetos nas diversas linguagens do conhecimento. Compreendemos como linguagem a musicalização, as ciências sociais e naturais, a matemática, a escrita, a filosofia, as artes, o movimento.

Versão para impressão

O material abaixo permanecerá no armário da sala de aula

  • 2 repelentes
  • 1 caderno de desenho grande A4 para o portfólio, especificamente: Meu Primeiro Caderno – caderno de desenho – gramatura 150, preferencialmente Canson ou Norma, 40 folhas.
  • 1 caixa de giz de cera jumbo com 12 cores
  • 1 caixa de lápis jumbo com 12 cores
  • 1 conjunto de aquarela escolar
  • 1 pincel broxinha
  • 1 pincel trincha simples 2’’
  • 1 rolinho de espuma
  • 1 pote de tinta guache 250g (preto ou rosa ou azul) 
  • 2 caixas de massa de modelar com 12 cores – (Tipo Soft. É mais macia.)
  • 2 blocos de papel canson A3
  • 2 blocos de papel canson A4
  • 200 folhas de papel sulfite A4
  • 100 folhas de papel sulfite colorido A4
  • 3 tubos de cola bastão 
  • 1 bloco de papel creative paper (ou similar)
  • 1 pote de corante alimentício (qualquer cor)
  • 1 camiseta grande para pintura usada, pois será manchada
  • 1 caneta de tecido (qualquer cor)
  • 1 caneta permanente
  • 1 metro de tecido algodão cru

OBS:

a) As crianças que usam fraldas deverão ter, diariamente, em sua mochila, no mínimo, duas fraldas descartáveis e uma troca de roupa devidamente identificada.

b) A agenda é fornecida pela escola.

c) Atenção para a qualidade dos materiais.

d) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a.

e) O material solicitado deverá ser entregue ao professor por ocasião da entrevista individual, que ocorrerá em Fevereiro de 2020, antes do início das aulas. O referido material será usado pelo aluno no decorrer do ano.

f) Caso não ocorra a entrevista, o material deverá ser entregue ao professor no dia 17/02/20.

Versão para impressão

O material abaixo permanecerá no armário da sala de aula

  • 2 repelentes
  • 1 caderno de desenho grande A4 para o portfólio, especificamente: Meu Primeiro Caderno – caderno de desenho – gramatura 150, preferencialmente Canson ou Norma, 40 folhas
  • 1 caixa de giz de cera jumbo com 12 cores
  • 1 caixa de lápis de cor jumbo com 12 cores
  • 1 conjunto de aquarela escolar
  • 1 pincel escolar chato (escolher um tamanho entre 8 e 14)
  • 1 pincel broxinha
  • 1 pincel trincha simples 2’’
  • 1 rolinho de espuma
  • 1 pote de tinta guache (amarelo ou vermelho ou lilás)
  • 1 caixa de giz pastel
  • 2 caixas de massa de modelar com 12 cores – (Tipo Soft. É mais macia.)
  • 2 blocos de papel canson A4
  • 2 blocos de papel canson A3
  • 200 folhas de papel sulfite A3
  • 3 tubos de cola bastão
  • 1 pote de cola branca a base de PVA (para artesanato) 150g
  • 1 pote de cola para tecido
  • 1 camiseta grande para pintura, usada, pois será manchada
  • 1 tesoura pequena sem ponta
  • 1 pote de corante alimentício (qualquer cor)
  • 1 bloco de papel creative paper (ou similar)
  • Tesoura sem lâmina, para massinha de modelar
  • 1 caneta de tecido (qualquer cor)
  • 1 caneta permanente (preta)
  • 1 metro de tecido chita

OBS:

a) As crianças deverão ter, diariamente, em sua mochila, uma troca de roupa devidamente identificada.

b) Atenção para a qualidade dos materiais.

c) A agenda é fornecida pela escola.

d) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a.

e) O material solicitado deverá ser entregue ao professor por ocasião da entrevista individual, que ocorrerá em Fevereiro de 2020, antes do início das aulas. O referido material será usado pelo aluno no decorrer do ano.

f) Caso não ocorra a entrevista, o material deverá ser entregue ao professor no dia 17/02/20.

Versão para impressão

O material abaixo permanecerá no armário da sala de aula

  • 2 repelentes
  • 1 caderno de desenho grande A4 para o portfólio, especificamente: Meu Primeiro Caderno – caderno de desenho – gramatura 150, preferencialmente Canson ou Norma, 40 folhas.
  • 1 caixa de giz de cera com 12 cores
  • 1 caixa de lápis de cor jumbo 12 cores
  • 1 caixa de lápis de cor aquarelado com 12 cores
  • 1 conjunto de aquarela escolar
  • 1 caixa de giz pastel
  • 1 pincel escolar chato (escolher um tamanho entre 8 e 14)
  • 1 pincel grosso
  • 1 pote de tinta guache de 250g (branco ou verde ou laranja)
  • 2 canetas para escrever em tecido (coloridas)
  • 2 caixas de massa de modelar com 12 cores – (Tipo Soft. É mais macia.)
  • 2 blocos de papel canson A3
  • 2 blocos de papel canson A4
  • 1 resma de papel sulfite A4
  • 4 tubos de cola bastão
  • 1 pote de cola branca à base de PVA (para artesanato) 150g
  • 1 pote de cola para tecido
  • 1 camiseta grande para pintura usada, pois será manchada
  • 1 tesoura pequena sem ponta
  • 1 bloco de papel creative paper (ou similar)
  • 1 lápis preto 6B
  • 1 pote de corante alimentício (qualquer cor)
  • 1 estojo de hidrocor grossa com 12 cores
  • 1 caixa de cola colorida 6 cores

OBS:

a) A agenda é fornecida pela escola.

b) Atenção para a qualidade dos materiais.

c) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a.

d) O material solicitado deverá ser entregue ao professor por ocasião da entrevista individual, que ocorrerá em Fevereiro de 2020, antes do início das aulas. O referido material será usado pelo aluno no decorrer do ano.

e) Caso não ocorra a entrevista, o material deverá ser entregue ao professor no dia 17/02/20.

Versão para impressão

O material abaixo permanecerá no armário da sala de aula

  • 2 repelentes
  • 1 caderno de desenho grande para o portfólio, especificamente: Meu Primeiro Caderno – caderno de desenho – gramatura 150, preferencialmente Canson ou Norma, 40 folhas.
  • 2 caixas de lápis de cor aquarelado com 12 cores
  • 1 caixa de giz de cera grande com 12 cores
  • 1 estojo de hidrocor grossa com 12 cores
  • 1 conjunto de aquarela escolar
  • 1 pincel grosso
  • 1 pincel fino
  • 1 pincel escolar chato (escolher um tamanho entre 8 e 14)
  • 1 pote de guache (vermelho ou marrom ou branco)
  • 1 caixa de giz pastel
  • 1 estojo de hidrocor grossa com 12 cores
  • 2 caixas de massa de modelar com 12 cores – (Tipo Soft. É mais macia.)
  • 2 canetas para escrever em tecido (qualquer cor)
  • 1 bloco de papel canson A3
  • 1 bloco de papel canson A4
  • 1 resma de papel sulfite A4
  • 1 bloco de papel creative paper (ou similar)
  • 4 tubos de cola bastão
  • 1 pote de cola branca à base de PVA (para artesanato) 150g
  • 1 camiseta grande para pintura, usada, pois será manchada
  • 1 tesoura pequena sem ponta
  • 1 pote de corante alimentício (qualquer cor)
  • 1 pasta A4 com elástico

OBS:

a) A agenda é fornecida pela escola.

b) Atenção para a qualidade dos materiais.

c) Os materiais devem vir identificados com nome e turma do/a aluno/a.

d) O material solicitado deverá ser entregue ao professor por ocasião da entrevista individual, que ocorrerá em Fevereiro de 2020, antes do início das aulas. O referido material será usado pelo aluno no decorrer do ano.

e) Caso não ocorra a entrevista, o material deverá ser entregue ao professor no dia 17/02/20.

Infantil 2/3 matutino
Desde os tempos mais remotos, o homem aprendeu que, assim